terça-feira, 29 de janeiro de 2013




União Brasileira de Trovadores
Seção Rio de Janeiro

Meus irmãos trovadores, amigos da trova:

          Mais uma vez estamos felizes em receber a honrosa visita de vocês, nossos irmãos de sonhos que tanto nos têm prestigiado ao longo do tempo.
          Além do infinito prazer de novamente estarmos reunidos para matar as saudades, estamos realizando a entrega de prêmios dos Concursos Intersedes, tema “Fagulha” e do Estado do Rio de Janeiro, temas: “Protesto” (líricas /  filosóficas) e “Cochilo” (humor), bem como do Concurso Trovador do ano 2011, em homenagem ao saudoso irmão Trovador João Freire Filho, falecido em  6 de agosto d 2012.
          É muito gratificante para nós da União Brasileira de Trovadores, Seção Rio de Janeiro, este magnífico reencontro com vocês, figuras humanas de primeiríssima qualidade, queridas como se fossem nossos irmãos de sangue.
É uma oportunidade única para abraçá-los e de poder demonstrar o nosso já demonstrado amor, o carinho fraterno e trovadoresco.
          Irmãos Trovadores e Amigos da Trova, como o Cristo Redentor, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, estamos de braços abertos para recebê-los e com o coração e a alma em festa.
          Sejam bem-vindos! A Cidade Maravilhosa é de vocês...
Rio de Janeiro, 24 de novembro de 2012.

Maria Nascimento Santos Carvalho
Presidente da Seção - RJ e do Estado do RJ.


Oração de São Francisco de Assis (Padroeiro dos Trovadores)

Oração de São Francisco de Assis (Padroeiro dos Trovadores)

         S   E   N   H  O   R  !     
Faze de mim um instrumento de tua paz! Onde houver ódio, faze que eu leve o amor, onde houver ofensa, que eu leve o    perdão,   onde houver discórdia
que  eu leve a união, 

onde houver dúvidas, que eu leve a fé, onde houver erro, que eu leve a verdade, onde houver desespero, que eu leve a esperança, onde houver trevas, que eu leve a luz!         Ó
MESTRE! Faze que eu procure mais consolar
                   que    ser  consolado,

compreender,que ser
compreendido,  amar
que ser amado. Pois é
dando que se  recebe,
é perdoando  que  se
é   perdoado,  e      é
morrendo   que     se
nasce para a  V I DA
E   T   E   R   N   A !
Diretoria da União Brasileira de Trovadores
    Seção Rio de Janeiro - Biênio 2011/ 2012

Presidente: Maria Nascimento Santos Carvalho

Vice- Presidente de Administração: Renato Alves        

Vice-Pres.de Cultura: Djalda de F. Winter Santos 
Vice-Pres.de Rel. Públicas : Jacy B. de Macedo 
Vice-Pres. de Finanças : Almerinda F. Liporage
1ª Secretária:  Sônia Maria Sobreira da Silva,
2ª Secretária : Vanise  Albuquerque de C. Buarque
Vice-Pres.  substituto: Fernando Ribeiro da Cruz
Diretores Musical :  Luiz Gilberto  de Barros 
(Luiz  Poeta)  e Larissa Loretti

Conselho Municipal :

 Presidente: Josafá Sobreira da Silva
Marilza  Albuquerque  de  Castro
Anna Sobreira de Carvalho
Ângela Maria Guerra de Andrade

Suplentes do Conselho  Municipal :
Benedita  Azevedo
Denise Teixeira
Nilton Pregizer Duarte
Salvador Pereira Matos (Sapema)
Zilá Simas Enéas




Homenagem à “Família Real da Trova”

Herdei de ti, pai querido,
essa força de condor
que te fez, sendo um vencido,
ter ares de vencedor.
  LILINHA FERNANDES 
       Rainha da Trova


Ó linda trova perfeita,
que nos dá tanto prazer!
Tão fácil, - depois de feita.
- Tão dificil de fazer...
    ADELMAR TAVARES
            Rei da Trova


Duas vidas todos temos,
muitas vezes sem saber...
- A vida que nós vivemos
e a que sonhamos viver...
          LUIZ OTÁVIO
Príncipe dos Trovadores
Presidente Perpétuo da UBT





Concurso Intersedes 2012
                Tema Fagulha
Prêmio João Freire Filho

JOÃO  FREIRE  FILHO
  
Falar sobre João Freire Filho é passear pelo mundo da trova. Além de um excelente trovador, Magnífico dos Jogos Florais de Nova Friburgo, tinha um vasto repertório linguístico que lhe emprestava a oportunidade de expressar, de forma notável, a beleza de seus versos. João Freire Filho possuía uma forte personalidade e uma fraca paciência em certas ocasiões, fato que levou alguns amigos mais íntimos a  conceder-lhe o carinhoso apelido de “seu Saraiva”, personagem humorístico televisivo. Era também extremamente carinhoso com aqueles que o cercavam, principalmente as crianças, o que revelava a pureza de sua alma.
Em sua vida de dirigente exerceu os cargos de Presidente da UBT-RIO e da UBT-Nacional, deixando gravadas em ambas a grandiosidade de seus trabalhos.  A partida de João Freire Filho consternou profundamente toda a família trovadoresca brasileira.
Ilustrando seu talento, cito duas trovas do Mestre João Freire Filho:




Não tolham minha vontade,
 mesmo em risco de fracasso:
quero ter a liberdade
de errar por meu próprio passo!

Nenhuma busca é perdida,
quando um sonho nos embala:
-Felicidade na vida
também consiste em buscá-la!

                  Até sempre, amigo!

                  Edmar Japiassú Maia


Comissão Julgadora:
Almerinda Liporage
Josafá Sobreira da Silva
Lourdes Regina F. Gutbrod
Luna Fernandes
Maria Madalena Ferreira
Renato Alves

Coordenadora:
Maria Nascimento Santos Carvalho

            Vencedora

Tanto a saudade  vasculha 
lembranças dentro da gente,
que a “quase” extinta fagulha
se transforma em chama ardente. 
   Wandira Fagundes Queiroz
               Curitiba  /  PR

      Menções Honrosas

 Há fumaça, há cinza quente
porém na brasa escondida,
não há fagulha que tente
buscar a chama perdida.
Alba Christina Campos Netto – SP.

Se é fagulha, brilha e passa 
...sonho que um sopro desfez!
E amor que vira fumaça
não vira chama outra vez!
 Carolina  Ramos - Santos - SP

A fagulha da lembrança                     
pondo fogo na memória,
aquece a minha esperança
de reviver nossa história... 
             Izo Goldman
           São Paulo -  SP


Adormecida a "fogueira"
da paixão, nada restou!...
A fagulha derradeira,
a indiferença...apagou.
Therezinha Dieguez Brisolla
          São Paulo  -  SP

Não receio o que vier, 
pois já vislumbro a partida,
mas luto enquanto eu tiver
uma fagulha de vida!
 Wanda de Paula Mourthé
       Belo Horizonte - MG

Concorrentes:

Minas Gerais

Belo Horizonte:
Almira Guaracy Rebelo
Arlindo Tadeu Hagen
Dodora Gallinari
Ieda Marini Souza Oliveira
Ivone Taglialegna Prado
Olympio da Cruz Simões Coutinho
Thereza Costa Val
Wanda de Paula Mourthé
Zeni Barros Lana

Juiz de Fora:
Dulcídio de barros Moreira Sobrinho
Hegel Pontes
Maria Zilda da Cruz

Pitangui:
José Antônio de Freitas

Santa Rita do Sapucaí:
Antônio Siécola Moreira

Paraná
Bandeirantes:
Neide Rocha Portugal

Curitiba:
Mário A. J. Zamataro
Nei Garcez
Wandira Fagundes Queiroz

Maringá:
Antonio Augusto de Assis
Dari Pereira

Pernambuco
Recife:
Geraldo Lyra

Rio de Janeiro
Angra dos Reis:
Severino Belló

Campos dos Goytacazes:
Neiva Fernandes

Niterói:
Alba Helena Corrêa
Ederson Cardoso de Lima

Nova Friburgo:
Ailto Rodrigues
Dilva Moraes
Elisa Flores
Flávio Ferreira da Silva



Rio Grande do Norte

Caicó:
Francisco Garcia de Araújo

Natal:
Ademar Macedo

Pau dos Ferros:
Manoel Cavalcante de Souza Castro

Rio Grande do Sul

Pelotas:
Olga Maria Dias Ferreira

Porto Alegre:
Delcy Rodrigues Canalles
Flávio Roberto Stefani
Milton Souza

Santa Catarina
Balneário Camboriú:
Eliana Ruiz Jimenez
Gislaine Canales

São Paulo:
Americana:
Geraldo Trombin


Bauru:
José Marques

Capital:
Alba Christina Campos Netto
Darly O. Barros
Giva da Rocha
Héron Patrício
Renata Paccola
Roberto Tchepelentyky
Selma Patti Spenelli
Therezinha Dieguez  Brisolla

Pindamonhangaba:
José Ouverney

Ribeirão Preto:
Elisa Alderari
Wanda Duarte da Silva

Santos:
Ana Maria Guerrize Gouveia
Carolina Ramos
Cláudio de Cápua
Edna Gallo
Mercedes Lisbôa Sutilo
São José dos Campos:
Glória Tabet Marson
Myrthes Mazza Masiero


Taubaté:
Alfredo Barbieri

UBT - Concurso Estadual de Trovas 2012
                      Tema:  Protesto
Homenagem a Hermoclydes Siqueira Franco

        Quatro de outubro: Dia de São Francisco de
Assis, autor de uma das mais  belas  mensagens
de PAZ da história da humanidade.
       Ao transcrever sua versão em quadras, feita
por nosso saudoso irmão-trovador Hermoclydes
Siqueira Franco, queremos prestar  homenagem
a todos os trovadores pelo dia de seu padroeiro.

Fazei-me agente, Senhor,
de Vossa radiante paz!...
Permiti que eu leve o Amor
onde Ódio esteja mais...

Onde estiver a Ofensa
que eu leve sempre o Perdão...
Onde houver Discórdia, intensa,
que eu sempre faça a União.

Onde a Dúvida existir,
que eu possa levar a Fé,
e onde o Erro persistir,
toda a Verdade da Sé.

Desespero em Esperança,
Tristeza em pura Alegria,
que eu transforme, com bonança,
as Trevas em Luz do dia...


Oh! Mestre – amor singular –
concedei  seja o meu fado,
consolo a todos levar,
mais do que ser consolado...

Que eu possa compreender
mais do que ser compreendido; 
possa amar, com todo o ser,
muito mais que ser querido...


Concurso de Trovas do Estado do Rio de
Janeiro – 2012Tema  Protesto

Comissão Julgadora

Antônio Augusto de Assis – Maringá / PR
Arlindo Tadeu Hagen – Belo Horizonte / MG
Jeanette Monteiro DeCnop – Maringá / PR
José Lucas de Barros - Natal / RN
Roberto Tchepelentyky – São Paulo / SP
Selma Patti Spinelli - São Paulo / SP
Wanda de Paula Mourthé – Belo Horizonte / MG

Prêmio Hermoclydes Siqueira Franco

Vencedores:

Hoje eu flagrei disfarçando,
num silêncio que doeu,
o meu olhar protestando
contra o desprezo do teu.
Almerinda F. Liporage – Rio de Janeiro

Fiz meu protesto passivo,
o amor sempre enaltecendo.
E por amor, hoje vivo,
de amor aos poucos morrendo!
Antônio Carlos Rodrigues – São Gonçalo/RJ

Pelos milhões que consome,
nessa matança diária,
meu protesto é contra a fome,
essa fera planetária!
Edérson Cardoso de Lima  - Niterói


Sem protesto ou desalento,
encaro os transes da vida, 
vendo, em cada sofrimento,
lição a ser aprendida!
Lourdes Regina F. Gutbrod – Rio de Janeiro

Vejo no rosto rugoso 
da pessoa envelhecida 
um protesto silencioso
contra os maus tratos da vida!...
Maria Madalena Ferreira – Magé / RJ

Menções Honrosas

Não é com gritos e gestos 
que os céus irão atendê-los...
Deus não se rende a protestos
mas sim a humildes apelos.
Gilvan Carneiro da Silva – São Gonçalo / RJ

Contra a falta de juízo
do teu rancor manifesto,
anteponho o meu sorriso
Como forma de PROTESTO!
Hermoclydes Siqueira Franco – Lumiar / RJ

Amor, em meu desatino,
na mais sombria existência,
protesto contra o destino 
que me impõe a tua ausência.
João Costa  - Bacaxá (Saquarema) / RJ


- Não revido a tua ofensa,
pois, sem palavras ou gesto,
minha fria indiferença
é um eloquente protesto!!!”
Lourdes Regina F. Gutbrod / RJ

Pobre de quem só protesta 
sem ver a festa da vida. 
No fim da vida, o que resta
é a festa... da despedida.
Luiz Poeta (Luiz G. de Barros) / RJ

Avesso aos dramas burgueses
que acentuam voz e gesto,
o silêncio, muitas vezes,
é uma forma de protesto...
Sérgio Fonseca  - Mesquita  / RJ

Menções Especiais

Fiz protestos por amor,
mas, a vida me fez mudo...
E eu, que fui contestador 
Hoje? Concordo com tudo!
Clenir Neves Ribeiro- Nova Friburgo / RJ

Quando ensinar ao seu filho
o valor de ser honesto,
não tire do olhar o brilho
nem ceda a qualquer protesto...
  Giovanelli – Nova Friburgo / RJ

Se, aos gritos, me manifesto,
já perdi a discussão,
pois quem grita num protesto
já mostra não ter razão!
Josafá Sobreira da Silva  - Rio de Janeiro

Partiste... e, no pranto mudo
do meu protesto abafado,
o silêncio disse tudo
que eu evitei ser  falado...
  Maria Nascimento Santos Carvalho /  RJ

Protesto é pedagogia
contra um ato equivocado.
É melhor que a hipocrisia
de aceitar tudo calado!
 Renato Alves  - Rio de Janeiro / RJ

Concurso de Trovas do Estado do Rio de
Janeiro – 2012 -  Tema  Cochilo (Humor)

Comissão Julgadora

Dulcídio Moreira Sobrinho – Juiz de fora/MG
Milton Souza – Porto Alegre/RS
Nei Garcez – Curitiba/PR
Newton Vieira – Curvelo/MG
Thereza Costa Val – Belo Horizonte/MG
José Tavares de Lima – Juiz de Fora/MG

Prêmio  Fernando  Ribeiro da Cruz
Vencedores: (ordem alfabética)

Depois do amor o cochilo,
mas o cansaço pesou.
Só deram pelo vacilo
quando o marido chegou.
  João Costa -  Bacaxá (Saquarema) / RJ

Como trabalha o rapaz!
Mas não invejo esse estilo:
na cama, tudo o que faz
é só tirar um cochilo...
Josafá Sobreira da Silva – Rio de Janeiro/ RJ

Um cochilo e animação!
E a sambista na alegria,
mostrou pra todo o povão
aquilo que não devia...
  Larissa Loretti - Rio de Janeiro / RJ

Tem mulher boa... e vacila,
fazendo o papel de tonto,
pois, enquanto ele cochila,
ela não dorme no ponto!
  Lourdes Regina F. Gutbrod – RJ / RJ

Sobre a insônia deu um curso,
bem sucedido na estreia:
De tão maçante o discurso
fez cochilar a plateia!
  Lourdes Regina F. Gutbrod / RJ

Tira um cochilo à tardinha...
 Mas quando e esposa se ausenta
 quebra o galho da vizinha
 sem ver que o seu galho aumenta...
 Maria Nascimento Santos Carvalho / RJ

  Dorminhoco, o meu avô,
  depois de um cochilo dele,
  com grana entrou no metrô
  e a grana saiu sem ele...
    Maria Nascimento Santos Carvalho

Menções Honrosas (ordem alfabética)

Cochilou, de tão cansado...
Ficou sem tênis, o Zé,
e o ladrão deixa o recado:
Use talco pro chulé!!!
  Alba Helena Corrêa – Niterói  /  RJ

- “Foi só cochilo” - alegava
o vigia, ao ser flagrado,
porém seu ronco indicava
um “cochilo” bem pesado.
  Cléber R. de Oliveira – São João de Meriti / RJ

Fala ao “bebum” que cochila,
E se lamenta a seu lado:
- meu amigo, não vacila,
estás no velório errado...
  Edérson Cardoso de Lima – Niterói / RJ

- Por um cochilo, mãezinha,
meu noivo me engravidou.
- Deste um cochilo, filhinha,
mas ele não cochilou !
   Edmar Japiassú Maia – Nova Friburgo / RJ





“Aproveite a promoção”,
na loja, a faixa dizia;
aproveitou-a o ladrão,
num cochilo do vigia.
Jessé F. do Nascimento – Angra dos Reis / RJ

Meu vizinho não se aperta:
ricaço e muito avarento
cochila de boca aberta,
pra encher o bucho de vento.
Maria Nascimento Santos Carvalho / RJ

Menções Especiais (ordem alfabética)

No emprego que ela adorava
o almoço era uma folia:
A patroa cochilava
e ao patrão, ela “servia”.
Almerinda F. Liporage – Rio de Janeiro/ RJ

O casal não sossegava!...
em vez de um sono tranquilo,
de novo o bicho pegava,
após um breve cochilo!
Cléber Roberto de Oliveira – São João de Meriti

Ronca na maior altura,
no cochilo abriu bocão,
expulsou a dentadura
que ficou rindo no chão !
Dirce Montechiari – Nova Friburgo / RJ





Em meio à noite tranquila,
de início, o amor não foi mau.
Mas logo o velho cochila...
cochila a velha e ... babau!!!
Edmar Japiassú Maia – Nova Friburgo/ RJ

No bar, um sono tranquilo
ele curte algumas vezes...
E, em casa, sem dar cochilo,
curte a mulher ... deus fregueses!
João Freire Filho – Rio de Janeiro/ RJ


Por um cochilo qualquer
sem ter nenhuma razão
cai a saia da mulher
no meio da multidão...
Larissa Loretti  - Rio de Janeiro / RJ

Vovó, depois de um cochilo,
pede: - Meu bem, me esclareça:
- Por onde entrou este “grilo”,
que não me sai da cabeça ???”
Maria Madalena Ferreira – Magé / RJ

Justificou-se a mocinha:
-  “Foi um “cochilo”, papai!...”
E ele diz - feito o Chacrinha:
- “Cochilou ... cachimbo cai!...”
Maria Madalena Ferreira – Magé / RJ

A palestra sobre insônia
foi chata, mas eficiente,
porque, na plateia, s Sônia
cochilou na nossa frente.
Renato Alves – Rio de Janeiro / RJ

Namoro antigo na vila:
o rapaz prepara a mão...
Se a mãe da moça cochila,
onde ele a põe, digo não!
Renato Alves – Rio de Janeiro/ RJ

Num velório bem tranquilo,
feito à luz de um lampião,
assustei-me num cochilo
e caí sobre o caixão!...
Ruth Farah Nacif Lutterback–Cantagalo/ RJ

Resultado do Concurso Interno
     (Trovador do Ano de 2011)

Temas:
Penumbra, Renúncia, Querubim, Sol,
Tuas mãos, Mel, Compasso e Travessia

(Trovadores da UBT - Seção Rio de Janeiro)
Vencedores: (ordem alfabética)

Sem a mínima piedade,
por teus sucessivos nãos,
a minha felicidade                            
foi morrendo em tuas mãos.
Almerinda F. Liporage

Na travessia aguerrida
que o mundo sempre nos traz,
tento guiar minha vida      
pelos caminhos da Paz!
Djalda Winter Santos

Teus verdes olhos, serenos,
quando sorris para mim,
parecem conter acenos
do mais lindo querubim!
Hermoclydes Siqueira Franco

Tomaste o teu trem e, enfim.
tuas mãos vi  me acenando...
e o trem, com pena de mim,            
também chorava... apitando.
Josafá Sobreira da Silva

Vivo o amor em Guerra e Paz,
pois eu sei que  tens por mim
desejo de Satanás,
ternura de Querubim! 
Larissa Loretti

Quem compreende que a graça
de Deus é mais que um farol,
a cada dia que passa,
recebe a graça do  Sol.             
Luiz Poeta (Luiz Gilberto de Barros)

Se não consegues transpor  
esse ciúme voraz,
renuncio ao teu amor,
em favor de minha paz.
Maria Madalena Ferreira

Com esplendor natural
e fulgor exuberante,
de uma gota no varal                      
o sol faz um diamante.
Renato Alves

O que se faz por amor,
não há força que desfaça...
mesmo a penumbra da dor,
não demora e logo passa.
Rosa Maria Gomes Mendes

Tua carta perfumada,
que chegou tão cedo a mim,
na certa foi transportada
nas asas de um Querubim.
Sônia Maria Sobreira da Silva

Menções Honrosas (ordem alfabética)
Levei na minha bagagem
amor, sonhos, fantasia.
perdi tudo na viagem,     
ao longo da travessia.
Anna Sobreira de Carvalho

Tento esquecer-te e em vão tento!...
Mais forte é a recordação
na penumbra do aposento
que deixaste em solidão!
Cleber Roberto de Oliveira

Do amor, no lucro e na perda,
a vida muda os compassos.
E hoje, sou um zero à esquerda, 
atrapalhando os teus passos.
Jacy Bittencourt  de Macedo

Soldado com passo errado,
na festa do batalhão,
parece aluno enrolado      
com o compasso na mão.
Nilton Pregizer Duarte

- Teus lábios são mel, querida. 
Tua doçura embriaga.
Se me adoçassem a vida,
meu amor daria em paga.
Zilá Enéas de Simas

Homenagens da UBT-RJ (ordem alfabética)

Do coração de quem ama
transborda ternura, assim...
Crepite em ti como chama,
o que sinto, doce, em mim...
Ângela Maria Guerra Andrade

Vejo um vulto no meu leito,
fitando-me docemente,
na penumbra então me deito...
foi uma ilusão somente!
Dilma Ribeiro Suero

Foram teus lábios de mel,
os verdadeiros culpados
de esquecermos todo o fel
de nossos doces pecados.
Fernando Ribeiro da Cruz

Por tuas mãos encontrei
os sonhos e a proteção,
e com carinho os guardei                           
dentro do meu coração.
Jesy Bueno Alves

Na penumbra do meu quarto,
vejo a efígie do meu rosto.
De olhar-te a face me farto;
o resto, dá-me desgosto!
Marilza  Albuquerque de Castro

Na penumbra permaneço
só tentando te esquecer,
na verdade, não te esqueço,
nunca chega o amanhecer!
Messody Ramiro Benoliel

Virgem dos lábios de mel,    
fonte de grande emoção,
seu amor parece fel,
maltrata meu coração.
Palmyra Maria Goulart Duarte

Renuncio ao mal que fiz,
sem querer fazer o mal...
Porque, no amor aprendiz
qualquer ciúme é fatal...
Salvador Pereira Matos - Sapema

Na penumbra constatei:
luz havia, disfarçada;
convencida, então, amei,
mesmo que contrariada.
        Vanise Buarque

















        







            

Nenhum comentário:

Postar um comentário