terça-feira, 29 de janeiro de 2013


Jogos Florais de Niterói 2012
Tema Jangada

Comissão Julgadora:

Almerinda Liporage – RJ / RJ
Edmar Japiassú Maia – N. Friburgo / RJ
Élen  de Novaes Félix – Niterói / RJ
Maria Madalena Ferreira – Magé / RJ
Renato Alves – Rio de Janeiro / RJ

Coordenadora:
Maria Nascimento Santos Carvalho
           Vencedores
Tombam jangadas ao vento;  
muitas não podem voltar.
Por isso há tanto lamento
na voz das ondas do mar.
Hegel Pontes – Juiz de Fora / MG

No alto mar ou enseada...       
Na calma ou na tempestade...
- A velhice é uma jangada
carregada de saudade!
  Héron Patrício- São Paulo / SP


Mesmo ante o furor medonho
de um mar que raivoso freme,
solto a jangada de um sonho 
e o sonho conduz meu leme!
Rita Mourão -  Ribeirão Preto / SP

A vida é “jangada ao vento”...       
Iço a vela, aperto o laço:
No mar do meu pensamento,
o vento... sou eu que faço!
Roberto Tchepelentyky – São Paulo / SP

Vai jangada, segue, avança,  
mesmo que o vento não deixe;
que o mar da vida é esperança
de cada um ter seu peixe!
Selma Patti Spinelli – São Paulo / SP


Menções Honrosas

Jangada, nesta magia    
de enfrentar a imensidão,
tu és a própria ousadia
em forma de embarcação.
Arlindo Tadeu Hagen – Belo Horizonte / MG


Na jangada em miniatura,       
a canivete  entalhada,
revive cada aventura
vivida em outra jangada...
Darly O. Barros – São Paulo / SP

Como simples jangadeiro,      
no mar das  paixões da vida       
vou ficando sem roteiro,
numa jangada perdida...
Geraldo Lyra – Recife / PE

Sempre otimista, na vida,       
enfrento qualquer maré:
minha jangada é movida
pelos impulsos da fé!...
José Tavares de Lima – Juiz de Fora / MG

Fracassei ...! E a gente aprende  
que por um mar traiçoeiro,     
o destino não depende
só das mãos do jangadeiro...
Manoel Cavalcante de Castro
Pau dos Ferros – RN

Minha jangada à distância,    
(velha tábua na enxurrada)
remada por mãos da infância
foi bem mais do que jangada!
Rita Mourão - Ribeirão Preto / SP

       
Menções Especiais

A jangada é o meu sustento,  
e eu peço em minha oração:
que no mar não falte o vento,
na mesa não falte o pão.
Antonio Claret Marques – Curvelo / MG

Flutua a jangada em paz
e prova, nesta viagem,
com quantas tábuas se faz
a canoa da coragem.
Arlindo Tadeu Hagen 

Na ilusão de ser amada,         
eu não desisto jamais;
fiz da esperança, jangada,
rumo aos teus braços, meu cais!
Domitilla B. Beltrame  - São Paulo / SP

A jangada se afastava,   
pois meu pai ia pescar;
tão longe, que até pensava
que ele era o dono do mar.
Hegel Pontes – Juiz de Fora / MG


Enquanto a mente divaga,
vou na jangada a sonhar,
mas nenhum sonho naufraga
nas tempestades do mar.
José Lucas de Barros – Natal / RN

Nos turvos rios da vida,
entre acertos e fracassos,
eu sou jangada perdida
que busca o mar dos teus braços!
Maria Helena O. Costa – Ponta Grossa / PR

Um pintor, em seu delírio,      
ante a jangada a vogar,
pensou ver um branco lírio
na  tela imensa do mar.
Marina Bruna -  São Paulo / SP


Mesmo em meio ao mar fremente,
se a “pescaria” me apraz,
coloco o sonho na frente,
e a jangada segue atrás.
Wandira Fagundes Queiroz – Curitiba / PR



Jogos Florais de Niterói – 2012
Tema Afago (Estadual)

 Comissão Julgadora

Domitilla Borges Beltrame – São Paulo
Flávio Roberto Stefani – Porto Alegre
Francisco Garcia de Araújo – Caicó / RN
José Ouverney – Pindamonhangaba / SP
Selma Patti Spinelli – São Paulo

Coordenadora: Élen de Novais Félix

Vencedores

Anoitece...e sem alarde
o sol que é dono da rua,
atrasa o passo da tarde
e afaga o rosto da lua!
Adilson Maia  -  Niterói / RJ

 Amo essa mão que me alisa!...
Quanta ternura em seus dedos!...
- Possui, do afago da brisa,
os mais suaves segredos!...
Cleber Roberto de Oliveira – São João de Meriti

Brilha o sol, depois de posto,
se os dedos de uma criança,
vão reacendendo o meu rosto
com afagos de esperança.
Joana D’arc da Veiga – Nova Friburgo / RJ

Quando, ardoroso, me afagas,
sem leme e sem direção,
sou barco à mercê das vagas,
no intenso mar da paixão!
Lourdes Regina Ferreira Gutbrod


Por amor, segui teus passos
afagando uma ilusão
de que estando nos teus braços
chegaria ao coração
Maria Nascimento Santos Carvalho

Foram tantos os estragos
que o teu amor me causou,
que hoje maldigo os afagos
e a mão falsa que afagou...
Maria Nascimento Santos Carvalho

Menções Honrosas

Os teus afagos de amor,
mesmo vindos de mãos puras,
fazem, de mim, pecador:
pois sonho com mil loucuras!!!
Alba Helena Corrêa - Niterói / RJ


Como os sentidos não mentem,
sofrendo, em apelos vãos,
meus cabelos ainda sentem
o afago das tuas mãos.
Almerinda Liporage

Vi cada qual mais disposto
naquele afago sem freios:
- o vento, a beijar-lhe o rosto,
o mar, a cingir-lhe os seios!
   Ederson Cardoso de Lima

O tempo que tudo apaga,
promovendo o esquecimento,
em vez de apagar afaga
teu nome em meu pensamento.
                João Costa

Tudo acabado entre nós!
Restou no fim desta história
o afago da tua voz
gravado em minha memória...
Larissa Loretti

É disso que só preciso,
é meu desejo profundo:
o afago do teu sorriso
acarinhando meu mundo!
Larissa Loretti

Entre as lembranças que trago
a sete chaves, com gosto,
eu guardo o primeiro afago
que tu fizeste em meu rosto!!!
Maria Madalena Ferreira

Afagando umas lembranças
do tempo da mocidade,
só fiz trocar esperanças
por momentos de saudade...
Maria Nascimento Santos Carvalho

Nossos afagos exalto,
sem ritos ou convenções,
pois sempre falam mais alto
do que mil declarações!
Rodolpho Abbud  -  – Nova Friburgo / RJ


Menções Especiais
Quando me afagas, querida,
sinto, por dentro, um calor
que, em pleno ocaso da vida,
faz-se brasa o nosso amor!
Alba Helena Corrêa  -  Niterói / RJ

Supera a tristeza e a dor
aquela mãe que se entrega,
quando mostra o seu amor
afagando a filha cega...
Giovanelli  –  Nova Friburgo / RJ

Tenho ciúme e desgosto,
quando, à noite, leve brisa
afaga o teu meigo rosto
e os teus cabelos alisa.
Jessé Fernandes Nascimento – A. dos Reis

Meus versos, com todo afago,
jogando a tristeza fora...
São como luzes que apago,
Mandando as mágoas embora!
João Batista Vasconcellos – N. Friburgo /RJ

Meu amor jamais se apaga,
mesmo ante um sonho a ruir.
Novo sonho inventa e afaga
e a vida volta a sorrir!
João Costa – Bacaxá (Saquarema) / RJ

Foste embora... e não te apago,
pois em tudo estás presente.
Cada lembrança é um afago
para a minha alma carente.
Lourdes Regina F. Gutbrod

Nas noites quentes de Estio,
a brisa – cheia de afagos... –
põe sensações de arrepio
na superfície dos lagos!!!
Maria Madalena Ferreira

A mão que brande uma espada,
fere, mata ou causa dor
também pode, em sua amada,
fazer afagos de amor...
Renato Alves – Rio de Janeiro / RJ

Em minha saudade eu trago,
minha mãe – quantos desvelos! –
teus dedos cheios de afago
nos anéis de meus cabelos...
Sérgio Fonseca  –  Mesquita / RJ

























         



Nenhum comentário:

Postar um comentário