sexta-feira, 22 de março de 2013



 43ºs  Jogos Florais de fuseta - Portugal


 MINI-BIOGRAFIA LITERÁRIA DE MARIA ROMANA



Maria Romana da Costa Lopes Rosa, natural de Tavira, residente em Faro onde vive desde os 10 anos de idade. Foi nesta cidade, na Escola Tomás Cabreira que conheceu Maria Cândida Leal, 
licenciada em Literatura, que se apercebeu da sua sensibilidade para a poesia e prosa e a alertou a desenvolver as suas capacidades. Foi ela também, que a aconselhou a publicar o seu primeiro livro – “Um Mundo Sensível” – e que foi apresentado no Museu Arqueológico Infante Dom Henrique, em Faro, levando consigo a criançada das Escolas Básicas. Depois, “Histórias de mil Cores”, apresentado no anfiteatro da Escola Secundária Tomás Cabreira, e a “Natureza e Eu”, no Teatro Letes, em Faro, ambos para crianças. A partir de então, não mais publicou livros, por certas “dificuldades”, limitando-se a publicar em jornais da Imprensa Algarvia em coletâneas, Antologias, imensos textos em Portugal e no Brasil. Concorrente com alguma frequência a Jogos Florais em literários, em Portugal, em Esta-dos do Brasil, tendo obtido diversos prêmios. Participa em eventos culturais e leitura de textos especialmente da Hélice e no “anfiteatro” da Biblioteca Ramos Rosa, da Câmara Municipal de Faro, às se-gundas e quartas-feiras de cada mês, no programa “Quando a Poesia Acontece”, com textos propostos pelo Elos Clube de Faro, que serão desenvolvidos e lidos pelos poetas.
Escreveu algumas letras para marchas populares da cidade de Faro, durante três anos consecutivos Freguesia da Sé de Faro e Associação Desportiva da Atalaia – Bom João, simultaneamente, madrinha das mesmas marchas…
Membro de várias Associações, algumas como sócia fundadora – Associação de Jornalistas e Escritores do Algarve – AJEA; Academia Antero Nobre de Artes e Letras; Associação dos Antigos Alunos da Escola Secundária Tomas Cabreira “Os Costoletas”; Clube da Simpatia, em Olhão, do Elos Clube de Faro, como membro da Associação. No Brasil – Postal Clube “O Jornalzinho”, Itaboraí, RJ; assinante da Revista Poetizando, Santos SP; Revista Cultural, Cotiporâ, RS; Jornal Igaçaba, Roque Gonzalez. Inscrita na Sociedade Portuguesa de Autores, Lisboa, desde 18.06.1991 e na Direção-Geral dos Espetáculos Culturais, em 14.10.1997 Lisboa. Concorrente assídua aos Jogos Florais Internacionais de Nossa Senhora do Carmo, onde alcançou prestigio e diversos prêmios que justificam a nossa homenagem.

43ºs. JOGOS FLORAIS INTERNACIONAIS DE
NOSSA SENHORA DO CARMO - FUSETA 2013

ORGANIZAÇÃO

- A organização destes Jogos Florais cabe à Casa Museu Profª Maria José Fraqueza. Sendo seu objectivo homenagear poetas algarvios potenciais concorrentes que mais se distinguiram pela sua honrosa participação, presença, divulgação e mérito. Constando no nosso arquivo entre as primeiras poetisas e escritoras mais antigos concorrentes -. o nome da nossa amiga – MARIA ROMANA DA COSTA LOPES ROSA que muito tem contribuído nas diversas atividades culturais promovidas neste contexto.

REGULAMENTO

1 – ADMISSÃO
1.1 - O concurso está aberto a todos os poetas nacionais e estrangeiros, desde que se exprimam em língua portuguesa.
1.2 - Podem concorrer em dois níveis etários (quer sejam jovens ou seniores) mas deverão indicar a idade no exterior do envelope, juntamente com o pseudônimo.

2 - Os trabalhos devem ser inéditos e respeitar as regras da poesia, nas variantes seguintes:
2.1 – Quadra Popular – Tema livre - em sistema de envelopes.
2.2 - SONETO
Tema: “Em noites de luar tens mais poesia” - Maria Romana
2.3. – Glosando em Quadra (poesia obrigada a mote):
Mote:
“ Eu sou a folha caída
Tão triste, sem solução…
Sou experiência vivida,
Neste Mundo de ilusão! .”
Maria Romana

3 – (Reportagem, entrevista, texto, artigo, crônica, conto) subordinado ao tema:
“OS JOGOS FLORAIS E OS POETAS”

3.1 – O texto não deverá exceder 2 páginas. A apresentação estética deverá ser feita em papel formato A/4 . Tipo de letra “Times New Roman”.

4 – CALENDÁRIO
4.1 - Recepção dos trabalhos - até ao dia 15 de Maio de 2013, carimbo dos correios. A data da Sessão de Entrega dos Prêmios deverá ser levada a efeito no mês de Julho (dia 13 - sábado), no decorrer das Festas da Padroeira.

5 – ENVIO DOS TRABALHOS
5.1 - Os trabalhos concorrentes deverão ser enviados pelo correio, sem indicação do remetente, para a seguinte morada:
Casa Museu Profª Maria José Fraqueza
43ºs Jogos Florais Internacionais de N. Srª. do Carmo
APARTADO 71
8700 – 908 FUSETA – ALGARVE – PORTUGAL
5.2 – Variantes: Deverão os trabalhos das modalidades – Soneto, Glosa em Quadra e Prosa - serem acompanhados de um envelope fechado, contendo, no exterior, o pseudônimo e a variante a que respeita e, no interior, a identificação, idade, nome completo e a morada do concorrente. Os concorrentes, deverão indicar o escalão a que pertencem no exterior do respectivo envelope.
5.3 – O número de trabalhos a apresentar será dois apenas para as quadras populares
(escritas em envelopes separados) e um trabalho, em triplicado, para as outras variantes.

6. DISPOSIÇÕES GERAIS
- Não usar pseudônimos repetidos em concursos anteriores.
- Apenas os concorrentes premiados serão avisados por escrito;
- Os trabalhos não premiados serão destruídos, conservando o autor os seus direitos;
- Os concorrentes premiados deverão nomear, em caso de não comparência, um seu representante;
- As despesas do correio para envio aos premiados, serão suportadas pelos mesmos, em caso de não comparência.
- A classificação dos trabalhos será da competência dos elementos do júri, que será constituído por pessoas competentes, de cujas decisões não há recurso, salvo em caso de plágio ou de trabalho não inédito, devidamente comprovado.
- Qualquer omissão neste Regulamento ou situação imprevista será resolvida pela Presidente do Júri.
                                                            TITO  OLÍVIO





Nenhum comentário:

Postar um comentário